O senador Plínio Valério (PSDB-AM) comemorou a licença ambiental concedida nesta segunda-feira (8) pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) à empresa Potássio do Brasil para a exploração de potássio no município de Autazes, no Amazonas.
Segundo o senador, a empresa, que já investiu R$ 1 bilhão no projeto, planeja investir mais R$ 13 bilhões, para explorar o minério por 23 anos na região.
Plínio liderou diversas iniciativas em defesa desse direito e ressaltou que o licenciamento ambiental vai proporcionar o desenvolvimento regional.
“Quem ganha é o Amazonas, uma região que tanto carece de investimentos, infraestrutura, empregos e oportunidades. O potássio explorado em Autazes irá suprir 20% da demanda nacional, atualmente atendida principalmente por fontes estrangeiras”, afirmou o parlamentar.
O senador Plínio Valério defendeu na CPI das ONGs a exploração do minério e disse que o governo, as ONGs e o judiciário dificultavam a exploração das jazidas de potássio no estado.
“Me sinto muito feliz por estar nessa luta ao lado dos defensores do desenvolvimento regional, uma pauta que defendemos e atuamos na CPI das ONGs”, destacou.
“Esta é uma conquista significativa após anos de batalhas contra obstáculos impostos por ONGs e grupos contrários ao nosso desenvolvimento”, concluiu.