O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin, determinou a abertura de um inquérito contra o deputado federal Washigton Quaquá (PT-RJ) por agressão.
Em dezembro de 2023, durante a sessão de promulgação da Reforma Tributária, Quaquá deu um tapa na cara do deputado Messias Donato (Republicanos-ES), no Plenário da Câmara.
Donato registrou o caso na polícia como crime de injúria real.
Em seu depoimento, o parlamentar disse que Quaquá estava xingando os colegas de direita e, quando o deputado tentou pacificar a situação, foi atingido com um “forte tapa do lado direito” do rosto.
O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), criticou a confusão e solicitou que pela dignidade política, os partidos não “tenham acordo em um Conselho de Ética para proteger os que lá forem”.
“Nossa tristeza é em ter que presenciar aquilo e saber quem em vez de estarmos hoje falando da reforma tributária, seus efeitos e seu futuro, estarmos comentando isso”, disse Lira.
De acordo com ministro do STF, a investigação deve explicar o que ocorreu entre os parlamentares.
“As diligências requeridas mostram-se necessárias para elucidar as condutas descritas no pedido de instauração do caderno investigatório, motivo pelo qual devem ser deferidas de imediato”, disse o ministro.
Na semana passada a Procuradoria-Geral da República concordou com a instauração das investigações.