Ícone do site Portal Norte

Senado instala CPI para investigar manipulação de resultados no futebol

Senado instala CPI que investiga a manipulação de resultados no futebol. Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil

O Senado Federal instalou nesta quarta-feira (9), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a manipulação de resultados no futebol brasileiro.

A comissão terá 180 dias para votar o relatório com o resultado das investigações.

Quanto a relatoria, ficou sob responsabilidade do ex-jogador e presidente do América-RJ, senador Romário (PL-RJ). Já a presidência da CPI, está sob responsabilidade do senador Jorge Kajuru (PSB-GO).

Como um dos pontos de partida, a comissão terá o relatório da empresa de tecnologia esportiva, SportRadar, que listou 109 partidas do futebol brasileiro com suspeita de manipulação de resultados.

Segundo Kajuru, aqueles investigados que a CPI identificar o envolvimento em manipulação de resultados deverão ser banidos do esporte preventivamente.

Além disso, ele propõe que um dos primeiros convocados a serem ouvidos, pode ser o sócio majoritário do Botafogo SAF-RJ, John Textor.

Ainda este ano, o dono do Botafogo fez uma série de acusações sobre a manipulação de resultados em partidas disputadas pelo clube carioca no Campeonato Brasileiro de 2023.

Quanto a presença de Textor, é aguardada por todos na CPI, sob a expectativa de que ele possa realmente contribuir com as investigações.

Sair da versão mobile