O senador Plínio Valério (PSDB-AM) defendeu a manutenção dos benefícios tributários à Zona Franca de Manaus na futura regulamentação da reforma tributária.
Para o senador, com a possível mudança das regras, a “Zona Franca volta a correr perigo”. “A Zona Franca de Manaus é sucesso, é o modelo econômico ambiental que deu sucesso no mundo inteiro”, disse Plínio.
O senador discorda das acusações de que os tributos que deixam de ser arrecadados pelo governo federal na Zona Franca são desproporcionais e prejudiciais ao país.
“A arrecadação fiscal do estado do Amazonas costuma ultrapassar R$ 14 bilhões, dos quais R$ 11 bilhões vão ser dos cofres da União. Não se pode deixar levar sempre por essas narrativas daqueles que não gostam da gente, que teimam em não reconhecer o sucesso da Zona Franca”, afirmou.
Veja o vídeo da fala do senador
Conheça a Zona Franca de Manaus
A Zona Franca de Manaus (ZFM) é um modelo de desenvolvimento econômico implantado pelo governo brasileiro.
O objetivo da base econômica é promover a melhor integração produtiva e social dessa região ao País, garantindo a soberania nacional sobre suas fronteiras.
Além disso, levar desenvolvimento econômico aliado à proteção ambiental, proporcionando melhor qualidade de vida a essas populações.