Ícone do site Portal Norte

Acre sedia 27º Fórum de Governadores da ‘Amazônia Legal’

Governadores se reúnem para soluções na Amazônia em seus desafios - Foto: Victor Augusto

Na manhã desta quinta-feira (11), aconteceu a abertura do 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, na sede do Detran, em Rio Branco, no Acre.

Em seu discurso, o governador do Acre, Gladson Cameli (PP) destacou as potencialidades do estado e enalteceu as ações de sua gestão como direção a sustentabilidade.

Povos originários relembram a importância de união entre os povos da Amazônia – Foto: Victor Augusto

“Além das pautas comuns de grande relevância para os debates deste evento, estaremos assinando importantes termos que demonstram o compromisso e as parcerias consolidadas entre o governo do Acre e o Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar com o BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] e Unibanco”, destacou o governador.

O encontro tem como objetivo central, a busca por soluções sustentáveis através da inovação em meio as dificuldades enfrentadas na Amazônia Legal. O fórum representa a construção de políticas públicas eficazes para cidades de que compõe a maior região de floresta natural do mundo.

O secretário executivo do Consórcio da Amazônia Legal, Marcello Brito, destacou a importância de os estados se unirem para encontrar soluções para a região.

Marcello Brito é secretário executivo do Consórcio da Amazônia Legal. Foto: Diego Gurgel/Secom

“De forma prática, agora percebemos que nossos problemas não se limitam às fronteiras dos estados. Enquanto outras regiões do Brasil souberam construir um trabalho através da união, nós demoramos um pouco mais para fazer isso na Amazônia. Mas agora estamos fazendo. Porque o mundo reconhece a importância da Amazônia. A importância está na produção de alimentos, na agricultura, na mineração, na logística e, principalmente, nas pessoas deste país”, enfatizou o secretário executivo.

Após a abertura, tanto os governadores, assim como seus secretários estarão reunidos para discutir ações que realiza em seus estados e que podem somar em ações unificadas.

Sair da versão mobile