Neste domingo (14) a partir das 10h, o Conselho nacional de Segurança das Nações Unidas realiza uma reunião de emergência para debates os ataques do Irã a Israel.
A notícia foi compartilhada no X pela presidente do conselho Vanessa Frazier. O embaixador de Israel na ONU solicitou a reunião por meio de uma carta, alegando que o ataque “é uma escalada grave e perigosa.”
Ataque do Irã
Neste sábado (13), o Irã utilizou mais de 200 drones, mísseis balísticos e mísseis de cruzeiro para atacar Israel. O país acionou as defesas antiaéreas, em imagens divulgadas por brasileiros que residem na região, é possível ver a ação do Domo de ferro.
Em resposta conjunta, Israel e os Estados Unidos repeliram o ataque. Em um comunicado, o Ministério das Relações Exteriores do Irã afirmou que a ação mostra uma “abordagem responsável em relação à paz e segurança regional e internacional.”
De acordo com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, Israel “está pronto para enfrentar qualquer cenário, tanto em termos de defesa como de ataque”.