Ministério da saúde inicia o mês da vacinação indígena. A ação começou nesse sábado (13) e tem o objetivo de imunizar 130 mil pessoas. Segundo a Pasta, 240 mil doses devem ser usadas.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou da abertura da ação na Aldeia Kuahi próximo a Oiapoque, no Amapá. Ela destacou o esforço do governo federal para levar a vacinação às regiões afastadas.
“A imunização deste público exige grande esforço pois residem em áreas de difícil acesso terrestre, acesso fluvial limitado em períodos de estiagem e áreas com acesso estritamente aéreo”.
Com o apoio de 2,5 mil profissionais de saúde, 992 aldeias devem ser visitadas até o dia 12 de maio. As doses direcionadas para a região compõe o Calendário Nacional de Vacinação.
Estão na lista imunizantes contra:
- Covid-19;
- BCG;
- Febre amarela;
- tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba);
- pneumo 23;
- poliomielite;
- varicela;
- difteria e tétano;
- meningo ACWY;
- meningocócica C;
- poliomielite oral;
- rotavírus;
- HPV;
- pentavalente;
- pneumo 10; e
- DTPA(para gestantes).
Nova Unidade Básica de Saúde Indígena
Durante o evento, a ministra assinou uma ordem de serviço para a construção de uma nova Unidade de Saúde Indígena (UBSI) na Aldeia Espírito Santo, beneficiando 708 pessoas. Nísia também anunciou a compra de 25 veículos para atender a população da região.