Na próxima quinta-feira (18), chega ao Pará a Caravana Brasil Sem Fome. Integrada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), junto com vários outros órgãos do Governo Federal, a Caravana faz parte da estratégia de articulação do Plano Brasil Sem Fome (PBSF) e atua com foco na articulação entre os governos Federal, estadual e municipal, além de promover espaços de diálogo e integração.

O PBSF concentra ações e programas dos 24 ministérios que compõem a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), organizadas em três eixos: acesso à renda, redução da pobreza e promoção da cidadania; alimentação adequada e saudável, da produção ao consumo; mobilização para o combate à fome.

Nos dias 18 e 19 de abril, serão realizados – em Belém e em duas cidades da Ilha de Marajó – eventos com a participação de representantes de diversos ministérios. As agendas cobrem reuniões com a sociedade civil, atendimento e tira dúvidas para gestores e técnicos, cerimônias e assinaturas de parcerias, além de visitas a territórios quilombolas.

Segundo o ministro Wellington Dias, o Plano Brasil Sem Fome envolve cerca de 80 medidas. “Essas medidas compõem um conjunto de políticas públicas, investimentos e esforços coordenados para promover o acesso à renda, à cidadania e à alimentação adequada para toda a população brasileira. Queremos e vamos novamente tirar o Brasil do Mapa da Fome”, acrescentou o titular do MDS.

Além de diversos anúncios de investimentos do Governo Federal nos municípios paraenses, serão apresentadas aos gestores estaduais e municipais as ações e os programas de diversos ministérios que podem atender às demandas do território e da população do estado.

Outro objetivo da Caravana é articular ações do Plano Brasil Sem Fome com as estratégias de combate à fome dos estados e pactuar compromissos para alcançar as metas e fortalecer o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), além de ouvir a sociedade civil sobre as principais demandas da região.