O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziukoski, falou nesta terça-feira (16), sobre a reoneração dos municípios proposta pelo governo. Segundo Ziukoski, a proposta é injusta com as prefeituras.
Ainda hoje, o presidente da CNM fez a declaração em uma Comissão da Câmara dos Deputados, que tinha o intuito de discutir a manutenção da folha de pagamentos dos municípios de até 156 mil habitantes.
Durante a sessão, Ziukoski reforçou o compromisso da esfera municipal com a União em cumprir as atribuições da mesma e dos Estados. Diante disso, o presidente da CNM tem o desejo de que os municípios não percam o benefício.
Sobre a comissão, ainda contou com a presença de prefeitos de todo Brasil e deputados interessados na causa. O deputado Duarte Gonçalvez Jr (Republicanos-MG), explicou que os municípios necessitam de atenção especial em vista de que possuem contato direto com a população.
“A gente precisa entender que ninguém mora na União nem nos Estados. As pessoas moram nos municípios. É o prefeito, a câmara legislativa e os secretários que são cobrados todos os dias”, disse o deputado.
Atualmente, está em tramitação na Câmara o Projeto de Lei 1.027/2024, que trata sobre o assunto.