O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, presta esclarecimentos nesta terça-feira (16) à Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados.
Lewandowski teve cinco requerimentos de solicitação de comparecimento para falar sobre a fuga de Mossoró e ações do ministério da Justiça para combater o crime organizado.
Questionado, ele admitiu que houve falhas no presídio de Mossoró, durante a fuga de dois detentos, mas afirmou que todas as intercorrências foram resolvidas.
“Nenhum detento mais se evadirá das penitenciárias federais”, afirmou.
Segundo o ministro, a situação que levou a fuga dos presos já está corrigida:
“Nós reforçamos as celas, trocamos as luminárias, pusemos câmeras de monitoramento, estamos fazendo curso de capacitação para os servidores e as questões estruturais estão superadas”.
Além disso, o ministro disse que quatro funcionários foram afastados e dez processos administrativos foram abertos. Lewandowski acredita que houve conivência tanto na área interna quanto na área externa da penitenciária.
Ainda de acordo com Lewandowski, foi montado um comitê de fiscalização na unidade de Mossoró e aberto um processo de licitação para a construção de novas muralhas.
Acompanhe a sessão: