O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se reúne nesta quarta-feira (17) com o presidente colombiano, Gustavo Petro. Lula desembarcou em Bogotá na noite desta terça-feira (16).

Na agenda oficial, ele terá uma série de reuniões com Petro, assinatura de acordos e em seguida um almoço na Casa de Nariño, palácio presidencial colombiano.

Os presidentes devem discutir sobre a Amazônia, acordos bilaterais, as eleições na Venezuela e a invasão da embaixada mexicana no Equador.

Lula também vai participar do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia que reúne mais de 300 empresários inclusive brasileiros. Ao lado da ministra Margareth Menezes, o presidente visitará a 36° Feira Internacional de Livros de Bogotá maior feira literária do país.

Esta é a segunda visita de Lula à Colômbia neste mandato. No primeiro encontro, os presidentes se reuniram em Leticia, cidade localizada na fronteira entre os países.

Amazônia

Desenvolvimento sustentável da Amazônia, relação comercial, inclusão social de indígenas e negros e a integração regional são algumas das pautas que devem ser pontuadas nas reuniões com Petro.

Eleições venezuelanas

Segundo o diretor do departamento de América do Sul do Itamaraty, ministro João Marcelo Galvão, a eleição presidencial na Venezuela pode ser discutida durante o encontro com Petro. A votação deve ocorrer em três meses, no dia 28 de julho, onde Nicolás Maduro disputa o terceiro mandato.