O Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) irá destinar R$ 37 milhões para a construção de uma muralha na Penitenciária Federal de Mossoró (RN). Quanto a conclusão da obra, está prevista para 2025.
Nesta terça-feira (16), a informação foi confirmada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Entre as 5 penitenciárias de segurança máxima do Brasil, até o momento, apenas a do Distrito Federal conta com muralhas em sua estrutura.
Ainda em 2022, o governo federal construiu as muralhas, com a promessa de que as mesmas também fariam parte dos presídios em Catanduvas (PR), Porto Velho (RO), Campo Grande (MS) e também Mossoró.
A muralha em questão, é uma resposta para a fuga dos dois detentos do presídio de Mossoró, que ocorreu em fevereiro deste ano. A prisão dos detentos ocorreu em Macapá (PA) no dia 4 de abril, após 50 dias de buscas pela Polícia Federal (PF).
Sobre a fuga, Lewandowski comentou que em caso da PF não ter conseguido capturar os fugitivos, os mesmos “já estariam fora do Brasil”.
Em vista da estrutura antiga da penitenciária de Mossoró, o ministro disse que a pasta reforçou as celas, além da instalação de novas câmaras e luminárias.