O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou durante Fórum Econômico em Bogotá, na quarta-feira (17), que a Colômbia deveria fazer parte dos BRICS, grupo econômico formado pelas cinco maiores economias do mundo.

  • Brasil
  • Rússia
  • China
  • Índia ;e
  • África do Sul.

De acordo com o presidente, a presença da Colômbia no bloco seria importante para “unificar a América do Sul.”

“Nós temos uma chance extraordinária, chance que nunca tivemos de juntos trabalharmos para unificar a América do Sul, para fazer com que, quem sabe, a nossa querida Colômbia possa participar dos Brics,” disse Lula durante discurso.

Outros países como, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã também estão no processo de admissão para o grupo econômico.

O chefe do executivo também pontuou a participação do país em reuniões do G20.

Banco da América do Sul

Em seu discurso, o presidente pontuou a importância da criação de um Banco da América do Sul, “A gente fica correndo atrás do Banco Mundial toda hora, a gente pode criar uma coisa nossa, que fale que nem a gente, que pense que nem a gente”. 

Lula afirma que o Brasil precisa ter “iniciativa” para ajudar no crescimento da América do Sul, apesar de ser um país “pobre”, é a maior economia, população e produção.

 “Nós queremos construir parceria, oportunidade para todos. Uma política de ganha-ganha. Uma política que não é só exportar para cá. É exportar e comprar. Porque política boa é aquela via de duas mãos, aonde a gente compra e a gente vende e a gente não tem tanto déficit comercial”.

Leia o discurso completo do presidente.

Fotos da viagem de Lula para a Colômbia: