O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, defendeu nesta segunda-feira (22) uma atualização da segurança pública no Brasil.
Segundo Lewandowski, “hoje a criminalidade se dá substancialmente no plano virtual”. A declaração do ministro ocorreu durante o Seminário Brasil Hoje, patrocinado pela Esfera Brasil.
“Hoje a criminalidade se dá substancialmente no plano virtual, hoje nós temos a lavagem de dinheiro as criptomoedas, as fraudes de todo gênero, até o tráfico de armas e drogas tudo isso se dá no mundo virtual então o modo de combater o crime hoje alterou-se fundamentalmente.”
A mudança, de acordo com o ministro, deve dar “mais poder à União” com um planejamento nacional para todos os órgãos de segurança.
Segurança digital:
O ministro pontuou sobre o Projeto de Lei das Fake News e denfendeu a aprovação da proposta pelo Congresso Nacional.
Parece muito importante que o Congresso Nacional aprove a Lei das Fake News e a que regula a Inteligência Artificial só assim que nós teremos no Brasil segurança para utilizarmos o meio digital sem maiores problemas.
Seminário Brasil Hoje
O evento reúne autoridades políticas e econômicas de todo o país e discutem temas como: eleições municipais, impactos da segurança pública na economia, a transformação da cadeia produtiva, a COP30, entre outros assuntos.
Participaram dos painéis pela manhã, ministros, governadores e autoridades econômicas, políticas e jurídicas, como:
- Alexandre Silveira: Ministro de Minas e Energia
- Katia Abreu: Ex- ministra da Agricultura
- Bruno Dantas: Presidente do Tribunal de Contas da União
- José Dirceu: Presidente do PT
- Felipe Carreras: Deputado Federal pelo PSB