A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, respondeu, nesta quarta-feira (24) às declarações do presidente de Portugal, Marcelo Rabelo. Ainda hoje, o português admitiu que o país é culpado pela escravidão no Brasil.
Além de admitir responsabilidade do país na escravidão transatlântica e período colonial, Marcelo Rabelo reforçou a necessidade de uma reparação. Em vídeo divulgado à imprensa, a ministra considerou “muito importante” a declaração.
“Pela primeira vez, a gente está aqui fazendo um debate dessa dimensão a nível internacional”, disse Anielle.
Além disso, a ministra ressaltou a importância do discurso do presidente de Portugal, especialmente, por ter ocorrido uma semana depois do Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes das Nações Unidas, na Suíça.
Entretanto, Anielle espera que as declarações de Marcelo Rabelo venham acompanhadas de medidas concretas futuramente. Segundo a ministra, o governo brasileiro “já dialoga com o governo de Portugal” com intuito de analisar como trazer para a realidade dos dois países medidas realmente eficazes.
Como o presidente português, já havia mencionado, existem passos importantes pela frente e que “pedir desculpas é a parte fácil”.