O senador Plínio Valério (PSDB-AM) disse que continuará lutando para incluir pardos no Projeto que prorroga a lei de cotas raciais.

Segundo Plínio, o Projeto de Lei (PL) aprovado pela Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) nesta quarta-feira (24), não deixa clara a inclusão dos pardos nas cotas raciais em concurso públicos.

“Do jeito que o projeto está, não garante a igualdade entre pardos e pretos. O relatório acaba com o projeto original, que era para prorrogar uma lei já existente às cotas, mas está totalmente mudado, transformando todos nós que não somos negros em negros”, explicou o senador.

Plínio ressaltou que o substitutivo do senador Humberto Costa (PT-PE) modificou o projeto original do governo, trocando a prorrogação por 10 anos para uma lei permanente.

“Nós estamos tratando da prorrogação. E, aí, aqui estão extinguindo toda uma etnia, uma raça, como queiram. Não vai mais ter pardo. O próprio Senador Humberto não vai mais ser pardo, vai ser negro. Nada contra os negros, os direitos deles permanecem aqui”, destacou.

Com a aprovação do substitutivo por 16 votos sim a 10 na CCJ, Plínio deve reapresentar uma emenda para votação em turno suplementar deixando clara a inclusão dos pardos.