O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou neste domingo (28), durante a abertura da 29ª edição da Agrishow, a nova linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), criada para intensificar o apoio ao setor agropecuário.

O objetivo é ampliar o acesso ao crédito e aumentar a oferta de crédito ao setor agro brasileiro.

Segundo o ministro, a CPR BNDES irá beneficiar micro, pequenos e médios produtores, além de cooperativas de agricultores.

Fávaro ressaltou que a medida servirá para que “produtores possam se recapitalizar ou até mesmo pagar alguma dívida privada”.

O crédito próprio do BNDES (CPR) pode chegar a R$ 10 bilhões em 2024.

“É uma linha de crédito inovadora, muito ampla, feita com o BNDES, para que os produtores que tiveram dificuldades durante a safra, quer seja de preço ou de clima, não fiquem inadiplentes”, explicou o ministro.

O diretor Financeiro e de Crédito do BNDES, Alexandre Abreu afirmou que espera que o crédito fomente novos negócios e “melhore a situação financeira de agricultores que tenham porventura sofrido com achatamento de preços e problemas climáticos”.

Agrishow

A feira Internacional de Tecnologia Agrícola, que acontece até o dia 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP), é uma das maiores feiras agrícolas do país, que reúne soluções e novidades para o agronegócio.

O ministro comentou no X que o evento deste domingo (28) foi um “sucesso” e enfatizou que os investimentos do governo federal na agropecuária permitiu a flexibilidade da nova linha de crédito.