Nesta quinta-feira (2), o pré-candidato à Prefeitura de Manaus Eron Bezerra (PCdoB) concedeu entrevista ao Portal Norte e fez uma avaliação sobre a intenção de concorrer nas eleições municipais de 2024. 

A participação dele faz parte da cobertura do Norte Eleições 2024.

Formado em engenharia, foi deputado estadual por cinco mandatos, deputado federal e atual presidente do PCdoB-AM.

O pré-candidato fala que o objetivo de colocar seu nome à disposição para eleição é para aproveitar a sua grande experiência administrativa, acadêmica e legislativa.

“O objetivo é mais para colocar ideias, alternativas. Eu olho para um lado e outro, eu vejo as mesmas práticas e mesmas ideias, eu quero aproveitar esse conhecimento acadêmico, administrativo e legislativo para resolver os graves problemas de Manaus. Eu acumulei uma experiência suficiente, por isso coloquei meu nome à disposição”, afirma Eron.

Em avaliação, a cidade de Manaus, Eron destaca que Manaus está um caos.

“Entra e sai prefeito e a situação permanece a mesma, insegurança, caos no trânsito, saúde, ambiente, um caos geral, nós temos água que não acaba mais porque não usamos essa água para o meio de transporte? Como é possível uma cidade com 2 milhões de habitantes resolver o problema de trânsito a não ser com metro? Manaus é a 4ª cidade mais rica do país, como eu posso tolerar uma situação dessa? Por isso a minha motivação de vir candidato a prefeito de Manaus”, disse o pré-candidato.

Eron acredita que, com orçamento de R$ 9 bilhões, é possível fazer muito mais por Manaus sem endividar a cidade, fazendo uma política em parcerias com empresas públicas privadas.

“Se eu estivesse falando aqui de uma cidade com pobreza absoluta, eu até aliviaria crítica aos gestores que já passaram, mas não é essa a realidade. Manaus é uma cidade rica, então é possível fazer muito mais fazendo uma política em parcerias com empresas privadas e articulações”, destaca Eron.

Educação e saúde

“Educação, eu só recebo criticas sobre a saúde Manaus vive uma crise de malária e dengue, morreram aqui milhares de pessoas e fomos vítimas da pandemia por falta de oxigênio, se constatou também, por outro lado, que Manaus era a única cidade do Brasil que tinha poucas UTIs menos do que a população merecia principalmente no interior do Amazonas que sofreu com tudo isso”, desta Eron.

Mobilidade urbana

“Sem dúvida alguma, dá para resolver a questão de mobilidade urbana, desde que a gente coloque metro, agora com ônibus você não resolve, primeiro porque não tem rua para um bom tráfego na cidade de Manaus e como podemos avançar com isso? Com metro por cima das ruas, com plataforma superior para não atrapalhar o trânsito atualmente e nem criar o sistema de desalojar as pessoas, a única solução para resolver a mobilidade urbana de Manaus e com pouca rua é o metro”, finaliza o pré-candidato.

Portal Norte aproveitou e também fez uma dinâmica para conhecer gostos pessoais do pré-candidato relacionados à cidade de Manaus. Em nove questionamentos, com duas alternativas cada, Eron optou por pelas seguintes opções. Veja as respostas.

Preferências

Pacu ou Jaraqui? “Jaraqui”

X-caboquinho ou Tapioca? “Tapioca”

 Mingau de banana, pacovã ou Tacacá? ” Mingau de banana”

Guaraná ou suco de Taperebá? ” Guaraná”

Tucumã ou Pupunha? “Tucumã”

Picolé de Tapioca ou sorvete de Buriti ? ” Sorvete de buriti”

Carnaval ou Festa Junina em Manaus? “Carnaval”

 Brega ou Forró? ” Brega

Ponto turístico: Teatro Amazonas ou Ponta Negra? ” Teatro Amazonas”