A convite do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Primeiro-Ministro do Japão, Fumio Kishida, visita o Brasil nos dias 3 e 4 de maio.
Acompanham o líder japonês cerca de 35 lideranças empresariais.
Nesta sexta-feira (3), Lula e Fumio Kishida terão reunião bilateral, no Palácio do Planalto, para tratar sobre cooperação em iniciativas ambientais, elevação dos fluxos de comércio de carne bovina, investimentos e transição energética.
Segundo o Planalto, as autoridades devem falar também sobre assuntos relacionados à paz, à segurança e ao desarmamento. Deve estar na pauta ainda iniciativas de combate à fome e à pobreza.
Além disso, as Brasil e Japão devem assinar atos.
No sábado (4), o primeiro-ministro japonês visitará a comunidade nipo-brasileira em São Paulo.
Após a visita ao Pavilhão Japonês, local de homenagem aos japoneses construído em conjunto com o governo do Japão, Kishida participará, ao lado do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, do Fórum Empresarial Brasil-Japão.
Relações diplomáticas
A visita do primeiro-ministro japonês deve fortalecer a parceria estratégica global que o Brasil tem com o Japão e ampliar o fluxo comercial entre os países, atualmente estimado em US$ 11 bilhões.
O Japão ocupa a posição de oitavo maior investidor externo no Brasil. Os investimentos incluem setores automotivos, de materiais elétricos e siderurgia.
Ciência, Tecnologia & Inovação é outra prioridade da agenda bilateral.
Entre as áreas mais promissoras, destacam-se tecnologias da informação e das comunicações, tecnologia aeroespacial, robótica, materiais avançados, ciências médicas e saúde e energias renováveis.
Os dois países mantêm Parceria Estratégica e Global desde 2014.