O ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia (MME), disse que a Pasta está atuando para que haja o restabelecimento de energia elétrica no Rio Grande do Sul.
Ele afirmou, em nota, neste sábado (4) que 380 mil unidades consumidoras estão sem energia em quase 150 municípios.
Segundo o ministro, as concessionárias estão mobilizadas e cerca de 4 mil técnicos trabalham nas ações. Além disso, equipes de todo o país estão sendo enviadas para auxiliar a reconstruir os sistemas afetados, após as chuvas no estado.
“A situação é muito desafiadora, já que grande parte de subestações de algumas cidades e na região metropolitana de Porto Alegre estão embaixo d’água”, explicou.
Silveira solicitou prioridade para hospitais, escolas e asilos. O ministro determinou também a flexibilização de ações para garantir o abastecimento de combustíveis.
De acordo com o MME, foram definidas pelo Comitê de Gerenciamento de Crise ações para garantir o abastecimento de combustível do estado.
Entre elas, estão a dispensa, nos casos de necessidade extrema, da mistura de teor de biodiesel no diesel, e do estabelecimento de rota alternativa para transporte do combustível por duto e o compartilhamento de estrutura entre distribuidoras.