O Ministério da Saúde publicou, na última quinta-feira (2), no Diário Oficial da União (DOU) uma portaria que destina investimentos no Novo PAC Saúde. Com o aporte de R$ 708,8 milhões, novas 293 Unidades Básicas de Saúde (UBS) serão construídas no país.
Quanto às propostas analisadas, o ministério selecionou para o programa 1800. Entre os estados que receberão às unidades de saúde 3 deles pertencem ao Norte do Brasil. São eles: Rio Grande do Norte, Tocantins e Rondônia.
Segundo o Ministério da Saúde, a ideia é aprovar todas as propostas de UBS do PAC Saúde em todo Brasil até fim de maio. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a importância da construção das novas unidades de saúde.
Para ela, o repasse dos recursos significa “mais um importante momento na retomada da saúde da família. Representam mais postinhos de saúde com mais equipes de Saúde da Família, que é onde o acolhimento do SUS mais acontece em todo o país”, disse a ministra.
Ainda sobre a construção das novas UBS, Trindade concluiu afirmando que as mesmas também representam o empenho do governo em aproximar a população brasileira de uma saúde de qualidade.
Entretanto, para receberem obras ou equipamentos provindos do novo PAC Saúde, os estados selecionados deverão cumprir as regras estabelecidas. A partir de agora, os mesmos devem preencher a proposta de formalização.
Além disso, os participantes podem informar detalhes adicionais e complementares no site do InvestSUS, até o dia 10 de maio. Porém todas os estados selecionados precisam participar independente da modalidade.