Ícone do site Portal Norte

Ministros anunciam investimento de R$ 1,3 bilhão em Belém para a COP 30

Governador do Pará, Helder Barbalho, assina convênios para a COP30. Foto: Beatriz Souza/Portal Norte

Nesta segunda-feira (6), ministros fizeram o anúncio do investimento de R$ 1,3 bilhão para melhoria da infraestrutura de Belém (PA) para a COP 30.

Belém será sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP 30) em 2025. O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, também participa do evento. O governador de Belém afirmou que esta será “a mais extraordinária COP de todos os tempos”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não esteve presente no ato e anunciou uma reunião com os ministros Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento), e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União).

Participam da cerimônia, o governador do Pará, Helder Barbalho, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, ministros do governo Lula e diretores da Itaipu.

No avento, foram assinados três convênios:

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), celebrou a parceria e afirmou que o investimento dá maior força para as transformações.

“Com a COP 30 novas portas se abrem em Belém. Novas oportunidades de crescimento, em especial aos mais pobres. Trabalhamos incansavelmente para que as transformações da COP 30 alcancem o nosso povo.”, disse.

O governador do Pará, Helber Barbalho, afirmou que a COP 30 é um novo paradigma para o Pará e Amazônia.

“Nós estamos falando ao mundo que a COP da Floresta será um novo momento para soluções em que a floresta seja um ponto central. Olhar para o clima e para a Amazônia!”, disse.

COP 30

A 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) será realizada em novembro de 2025, na cidade de Belém, no Pará. Será a primeira vez que a Amazônia sediará uma COP. A Conferência reúne anualmente lideranças mundiais para debater soluções para conter o aquecimento global e criar alternativas sustentáveis para a vida no planeta.

Acompanhe ao vivo:

Sair da versão mobile