Ícone do site Portal Norte

Senado lança Campanha SOS Rio Grande do Sul; Acompanhe

Senado institui Campanha SOS Rio Grande do Sul. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A Comissão dos Direitor Humanos (CDH) lança nesta segunda-feira (6) a Campanha SOS Rio Grande do Sul para arrecadação de cobertores.

O presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS), ao lado da diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka anunciaram que cerca de 5 mil cobertores serão encaminhados à população do estado.

O RS enfrenta a pior tragédia de sua história, em decorrência das fortes chuvas. 341 cidades estão em situação de calamidade pública.

Comissão

O senador Paulo Paim, solicitou uma rodada de audiências públicas para debater a catástrofe com autoridades e a sociedade civil.

Inicialmente o tema da audiência pública seria o trabalho escravo doméstimo, mas com os desastres que ocorrem no estado do Rio Grande do Sul a reunião foi transformada em um pedido de socorro para a região.

De acordo com Paim que reside em Canoas, um dos municípios devastados pelas fortes chuvas é preciso falar sobre o desastre. “Infelizmente essa é a realidade e para que todos percebam e vejam o que está acontecendo.”

 “Eu sei que muitos que estão aqui vieram ao debate do trabalho escravo, mas sei que todos estão sensíveis a situação do Rio Grande do Sul (…) há quem fale que temos mais de 100 mortos já, e milhares de pessoas desabrigadas.”

Laury Garcia Job, moradora do bairro Sarandi, em Porto Alegre participa da audiência e contou que a família perdeu tudo.

“Não tem como chegar na minha casa, minha casa está até o teto com água, (…) todos nós perdemos tudo dentro de casa, (…). Estamos em uma situação de guerra, Porto Alegre está cercado não pode sair, não pode entrar, e a comida, a água e a luz, enfim, a situação é difícil”.   

Acompanhe:

Participam da audiência:  

Sair da versão mobile