O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional pretende lançar nas próximas semanas um novo sistema de alerta para desastres naturais em celulares.
De acordo com o ministro Waldez Góes o sistema está “em fase de ajustes e finalização (..). Tão logo seja concluída, terá início o projeto piloto do novo sistema”, disse ao G1.
Como funcionará alerta de desastres naturais
O programa chamado de “cellbroadcast” deve exibir uma notificação com alerta sonoro destacado na tela do celular. Além disso, o sistema deve sobrepor mensagens de outros aplicativos.
Mesmo sem o cadastro, em caso de emergência, a Defesa Civil deve acionar o sistema e as pessoas em áreas de risco receberão o alerta.
Anatel e operadoras
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou em 2022 que as operadoras implementassem o sistema de alertas onde atualmente falta apenas a implementação do governo.
No Rio Grande do Sul a crise ambiental afetou 364 municípios e mais de 800 mil pessoas. No último boletim divulgado pelo estado, mais de 129 mil pessoas estão desalojadas, cerca de 291 feridas, 111 desaparecidas e 83 mortes confirmadas.