O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou, nesta quarta-feira (8), o investimento de R$ 18,3 bilhões destinada às cidades e o campo. Sobre o aporte, tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida na zona rural e urbana através do repasse do Novo PAC seleções.

Ainda sobre a verba, é o resultado financeiro que envolve, além do PAC seleções, os programas Água para Todos, Cidades Sustentáveis e Resilientes. Entre os objetivos principais, o Ministério das Cidades estabeleceu 5 categorias:

  • Melhora no abastecimento de água nas zonas rurais;
  • Urbanização de Favelas;
  • Prevenção de desastres naturais – contenção de encostas;
  • Regularização Fundiária;
  • Renovação de frotas de ônibus e componentes sobre trilhos; 

O Novo PAC seleções, teve participação ativa dos estados e municípios na inscrição de propostas de empreendimentos em todas as modalidades. Ao todo, dos 26 estados brasileiros, 532 municípios foram contemplados.

Na categoria de prevenção de desastres naturais, por exemplo, estão comtempladas exigências feitas pelo estado do Rio Grande do Sul. Atualmente, o estado vive um de seus maiores desastres com as fortes enchentes que estão prejudicando os municípios.

Até o momento, as enchentes deixaram 100 pessoas mortas e 163 mil desabrigados e o governo manifestou o desejo de adiantar o pagamento vindo de emendas ao RS. Entretanto, para que isso ocorra é preciso autorização do Congresso Nacional.