A deputada federal Amália Barros (PL) de 39 anos, morreu na noite deste sábado (11). Ela estava internada deste o dia 1° de maio por causa de um nódulo no pâncreas.
O comunicado foi publicado no perfil do X da parlamentar durante a madrugada deste domingo (12).
Jornalista, a parlamentar perdeu a visão do olho esquerdo por causa de uma infecção a toxoplasmose, após 15 cirurgias ela precisou remover o olho em 2016.
A luta de Amália inspirou a lei 14.126/2021 que classifica a visão monocular como deficiência sensorial, do tipo visual.Seu principal objetivo como parlamentar era trazer visibilidade às pessoas monoculares.
Eleita com mais de 70 mil votos pelo povo do Mato Grosso em 2022. Vice-presidente do PL Mulher nacional atuou diretamente com a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro (PL).
A presidente do PL Mulher, pubicou no stories “Vou te amar pra sempre, minha amiga.”
Parlamentares lamentam a morte da deputada
No Instagram, vários parlamentares lamentaram a morte de Amália. A vice-governadora do Distrito Federal destacou a garra e encanto da deputada federal.
“Mulher guerreira, forte, que encantava a todos com a sua capacidade, inteligência e gentileza. Tive a honra de conhecê-la e conviver com ela, que sempre foi iluminada, combativa e amável com todos à sua volta. Fica o seu legado incansável em defesa da Família, das Mulheres e das pautas relacionadas às pessoas com deficiência, sua passagem pelo parlamento e por nossos vidas foi uma corrente de esperança na vida dessas pessoas”.
Nikolas Ferreira (PL-MG), companheiro de partido contou sobre a recepção calorosa de Amália na Câmara dos Deputados. “Que falta você fará para todos, Amália.”
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, pontuou a coragem da parlamentar na defesa da acessibilidade.
“Amália foi uma defensora incansável da acessibilidade e dedicou sua vida a garantir que todos, independente de suas capacidades físicas, pudessem ter igualdade em participação na sociedade. Ela será para sempre lembrada como alguém que trabalhou com paixão para derrubar as barreiras que impedem as pessoas de viverem plenamente.”
Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara destacou no X, a luta de Amália antes de assumir o cargo de deputada como ” incansável articuladora” da lei 14.126/2021.
Último adeus
O velório da deputada vai ser realizado Prefeitura Municipal Mogi Mirim, em São Paulo (SP), a partir das 16h. Na segunda-feira (13), o corpo será sepultado no Cemitério Municipal da Saudade.