Após anunciar adiamento de viagem ao Chile para acompanhar ações no Rio Grande do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião com todos os ministros de seu governo para falar de medidas emergenciais para reconstrução do RS.
Lula deve ouvir os ministros e discutir as novas medidas para ajudar a população gaúcha. Há expectativa de que ainda hoje Lula anuncie acordo para adiar o pagamento da dívida do governo gaúcho com a União e um auxílio para as vítimas da tragédia, conforme anunciou o ministro Haddad. A reunião deve acontecer no Palácio do Planalto, às 17h.
Ainda nesta segunda, Lula se reuniu com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pela manhã. Às 15h, Lula terá uma reunião com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
Situação do RS
Até o momento, 147 pessoas morreram, segundo a Defesa Civil. O número de desalojados já chega a 538.241, 127 desaparecidos e 806 feridos. Ao todo, 2,1 milhões de pessoas e 447 municípios foram afetados. O Estado conta ainda com 80.826 pessoas em abrigos.
O nível do rio Taquari continua a subir segundo dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB). Os 10 pontos monitorados apontam que o nível segue acima da cota. O rio Guaíba havia baixado, mas continua a subir.
O presidente pretende retornar à área atingida nesta semana. Lula já esteve no estado duas vezes desde o início da crise.