Atendimentos às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul aumentaram 95% no Rio Grande do Sul em 24 horas.
A Força Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde) realizou 222 atendimentos entre a sexta-feira (10/5) e o sábado (11/5). No domingo (12), foram 434 atendimentos.
Segundo o Ministério da Saúde, os atendimentos são na maioria dos casos: hipertensão, diabetes, pequenos traumas, suspeitas de infarto e partos. O Ministério aponta ainda que em 8 dias foram quase 1,3 mil atendimentos.
Hospitais de campanha
Os atendimentos são resultados dos hospitais de campanha instalados nas áreas mais afetadas pelas enchentes. Nos hospitais, insumos, suprimentos e medicamentos são disponibilizados.
O Ministério da Saúde tem realizado missões de atendimento com três equipes volantes em municípios do Rio Grande do Sul. As cidades foram escolhidas de acordo com a gravidade da emergência. Cada equipe possui quatro profissionais: aeromédicos, médicos e enfermeiros volantes.
Dois hospitais de campanha serão montados em Porto Alegre e uma unidade será destinada ao município de São Leopoldo (RS), cidade distante 40 quilômetros da capital gaúcha.