Ícone do site Portal Norte

Lira decreta luto na Câmara pela morte da deputada Amália Barros

Deputada Amália Barros e o presidente da Câmara, Arthur Lira no Plenário - Foto: Reprodução/ @ArthurLira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), decretou luto oficial de um dia pela morte da Deputada Federal Amália Barros (PL).  

A parlamentar de 39 anos, estava internada no Hospital Vila Nova Star desde o dia 1° de maio para retirar um nódulo no pâncreas, ela faleceu na noite de sábado (11).  

Lira publicou em seu perfil no X uma nota destacando a luta da congressista pelas pessoas monoculares.  

Amália perdeu a visão do olho esquerdo por causa de uma infecção a toxoplasmose, após 15 cirurgias ela precisou remover o olho em 2016.

A luta, inspirou a lei 14.126/2021 que classifica a visão monocular como deficiência sensorial, do tipo visual. Seu principal objetivo como parlamentar era trazer visibilidade às pessoas monoculares.

Eleita com mais de 70 mil votos em 2022, a vice-presidente do PL Mulher nacional atuou diretamente com a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro (PL).

O seputamento da parlamentar está marcado para esta segunda-feira (13), às 11h no Cemitério municipal da Saudade, em Mogi Mirim, São Paulo.

Quem assume a vaga?

A cadeira de Amália, será entregue ao primeiro suplente do PL no Mato Grosso, Nelson Barbudo que já foi deputado na última legislatura com o maior número de votos do estado.

Entre 2018 e 2022, apresentou projetos polêmicos como a regulamentação e ampliação da caça de animais no Brasil, além do PL que proíbe o uso do nome carne nas embalagens de alimentos que não possuem origem animal.

Barbudo atuou em 2024 como vereador no município de Alto Taquari, no interior de Mato Grosso.

Sair da versão mobile