Ícone do site Portal Norte

Haddad: governo Lula deve anunciar auxílio às vítimas no RS

Haddad afirma que Lula deve anunciar dois projetos para beneficiar o Rio Grande do Sul - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Nesta segunda-feira (13), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o governo federal está preparando um auxílio direto para as famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Haddad se reuniu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

O ministro da Fazenda não deu detalhes do auxílio, mas afirmou que a proposta é levada para o presidente Lula.

“Nós elaboramos alguns cenários e devemos levar para o presidente ainda hoje e amadurecer até amanhã para eventualmente anunciar ainda essa semana um apoio direto às famílias, para além daqueles anunciados pelo ministério da Previdência e do Trabalho”, disse Haddad a jornalistas nesta segunda.

Ainda nesta segunda, Lula convocou uma reunião ministerial ampliada para discutir a escalada da tragédia causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Com a gravidade da situação, o presidente cancelou sua agenda de uma viagem que faria ao Chile para se dedicar nas ações de ajuda ao RS.

Dívidas do Rio Grande do Sul

O ministro Haddad também informou que Lula deve anunciar, ainda nesta segunda, uma medida específica sobre as dívidas do RS.

No domingo (12), Haddad afirmou que o Rio Grande do Sul poderá ficar até dois anos sem pagar as parcelas da dívida do estado com a União. O crédito de R$ 8 bilhões será usado para reconstruir os municípios afetados pelas enchentes.

Em entrevista, o governador do RS, Eduardo Leite, destacou que as restrições fiscais dificultam o processo de reconstrução.

“O Rio Grande do Sul é um Estado que tem dificuldades para operar na normalidade por conta das restrições fiscais, grave problema que temos por conta de dívidas contraídas ao longo de tempos”, disse

Sair da versão mobile