Ícone do site Portal Norte

Voos comerciais começam a chegar no Rio Grande do Sul nesta segunda

Nesta segunda-feira (13), os primeiros voos extras da malha aérea emergencial para o Rio Grande do Sul começaram a chegar. Moradores de mais de 400 municípios do RS.

A malha emergencial vai ter adição de 116 voos e busca reduzir os impactos após o fechamento do aeroporto Salgado Filho, o principal do Rio Grande do Sul. O aeroporto foi fechado no dia 3 de maio após ficar alagado por conta das enchentes.

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que ressaltou que a malha aérea amplia de 7 mil para 13 mil os assentos semanais em voos para o RS. O ministro ainda disse que irá se reunir com o governador Eduardo Leite para discutir a malha e novas medidas.

Entenda como vai funcionar a malha aérea emergencial

O anúncio da malha emergencial foi feito pelo ministro Silvio na última semana, ele afirmou que as medidas fazem parte da primeira fase do plano de aviação emergencial. Durante o anúncio, o ministro relembrou a situação crítica do aeroporto.

“A situação do aeroporto está delicada, com 2,5 metros de água, pátio e pista alagados, assim como toda a área interna do aeroporto. Todo o funcionamento do aeroporto está debaixo d’água. Estamos aguardando a água baixar para avaliar os danos, o impacto na pista e áreas terminais, para a partir daí saber como ficarão as operações em Porto Alegre e quais investimentos serão necessários”, afirmou o ministro”, disse.

Vão ser utilizadas em cinco aeroportos regionais no Rio Grande do Sul: Pelotas, Santo Angelo, Uruguaina, Passo Fundo, Caxias do Sul. Vão ser distribuídos 88 voos no Rio Grande do Sul e 28 em Santa Catarina.Veja a lista completa:

Sair da versão mobile