O partido do senador Eduardo Braga (MDB-AM) vai destinar R$ 55 milhões em emendas para ajudar nas ações no Rio Grande do Sul, que enfrenta uma das maiores crises climática do estado.
A decisão foi em conjunta pelos 44 deputados federais e 11 senadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e confirmada pelo presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, e os líderes das bancadas do partido no Congresso: Isnaldo Bulhões Júnior (Câmara) e Eduardo Braga (Senado).
Cada um dos congressistas decidiu remanejar R$ 1 milhão de emendas de seu Estado em favor do povo gaúcho, explica Rossi.
Em Brasília, o partido montou um gabinete de apoio para dar assistência administrativa às prefeituras do Rio Grande do Sul. Além disso, a direção partidária tem mantido contato direto com o vice-governador Gabriel Souza (MDB), com o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), e demais prefeitos do Estado.
Enchentes no Rio Grande do Sul
Até o momento, 147 pessoas morreram, segundo a Defesa Civil. O número de desalojados já chega a 538.241, 127 desaparecidos e 806 feridos. Ao todo, 2,1 milhões de pessoas e 447 municípios foram afetados. O Estado conta ainda com 80.826 pessoas em abrigos.
Desde o início de maio, o nível do rio Taquari continua a subir, segundo dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB). Os 10 pontos monitorados apontam que o nível segue acima da cota. O rio Guaíba havia baixado, mas continua a subir.