A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Público resgatou, nesta quinta-feira (16), 163 crianças vítimas de violência sexual. Sobre o resgate, faz parte da Operação Caminhos Seguros, que ocorre em todo Brasil.
Até o momento, a operação já prendeu 314 adultos. Durante o mês de maio, a ação ocorre como parte da Campanha Nacional de Mobilização para o Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
Resultados e Apreensões
Ao redor do país, com o apoio de 12,7 mil agentes de segurança, cerca de 453 municípios de mais de 5,3 mil locais receberam a fiscalização. Além disso, os agentes abordaram 53 mil suspeitos.
Durante a operação, foram apreendidas 103 armas de fogo, 7,2 toneladas de drogas e 15,9 mil materiais relacionados a pornografia infantil.
Segundo o Diretor de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) do MJ, Rodney da Silva, o objetivo da ação é garantir um ambiente seguro para que crianças e adolescentes possam se desenvolver.
“Estamos trabalhando incessantemente no combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes. A partir da Caminhos Seguros, as forças de segurança podem reprimir e prevenir a atuação de indivíduos e organizações criminosas”, disse o diretor.
18 de maio de 1973
Entretanto, a Lei Federal 9.970/2000 baseou-se em um trágico acontecimento. No dia 18 de maio de 1973, no Espírito Santo, ocorreu a morte da jovem Araceli Crespo, de apenas 8 anos.