Ícone do site Portal Norte

Como receber o auxílio-calamidade do RS?

Trabalhadores das regiões afetadas pelas chuvas poderão sacar o auxílio-calamidade pelo aplicativo do FGTS - Foto: Mauricio Tonetto/Secom

O saque-calamidade já está disponível para 59 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul que sofrem com as enchentes causadas pelas fortes chuvas.  

Atualmente, Bento Gonçalves, Farroupilha, Roca Sales e Santiago estão entre os municípios elegíveis para que os moradores solicitem o recurso.

Os trabalhadores que residem nas regiões afetadas e possuem saldo nas contas poderão sacar até R$ 6.220. O governo federal precisa reconhecer o estado de calamidade pública do município para que seja possível receber a quantia.  

Como acessar o auxílio-calamidade?

 No aplicativo FGTS o interessado pode fazer a solicitação do auxílio-calamidade. O trabalhador deve acessar o aplicativo e clicar em “solicitar meu saque 100% digital” ou pode optar pelo menu inferior clicando em “Saques” ,“solicitar saque” e selecionar “Calamidade Pública”.  

Durante a operação, é preciso informar o nome do município, digitar o CEP e o número da residência.  

Confira os documentos necessários para realizar o saque:  

O trabalhador pode apresentar uma declaração emitida pelo Governo Municipal ou do Distrito Federal, atestando sua residência na região afetada, caso não possua um documento oficial. A declaração deve ser firmada sobre papel timbrado, com data e assinatura da autoridade emissora. Além disso, deve conter o nome completo, data de nascimento, endereço residencial e número do CPF do trabalhador.

Municípios elegíveis:

Até o dia 12 de agosto, podem solicitar o auxílio-calamidade trabalhadores dos seguintes os municípios:

Sair da versão mobile