O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que a recuperação da indústria, da atividade econômica e a manutenção de empregos são a prioridade no Rio Grande do Sul.

Alckmin também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e se reuniu com representantes de empresários gaúchos nesta sexta-feira (17).

“Todo o empenho para a gente, rapidamente, recuperar a atividade da indústria e manter empregos na região. O presidente Lula tem colocado que não faltarão recursos para recuperar o Rio Grande do Sul”, disse o ministro.

O ministro detalha que o governo trabalha para estabelecer linhas de crédito e auxiliar na recuperação e compra de máquinas, equipamentos e prédios. Segundo a comunicação do governo, mais de 90% da indústria do Rio Grande do Sul foi afetada pelas inundações.

Indústrias no Rio Grande do Sul

Segundo o Portal da Indústria, o Rio Grande do Sul possui PIB (Produto Interno Bruto) industrial de R$ 121,1 bilhões, equivalente a 6,1% da indústria nacional. O estado emprega cerca de 861.917 trabalhadores na indústria. É o quarto maior PIB do Brasil, com R$ 502,1 bilhões. Com 11,5 milhões de habitantes, é o 6º estado mais populoso do País.

O Rio Grande do Sul se destaca em indústrias de transformação, alimentos, petroquímicas, máquinas, automobilísticas (General Motors), implementos agrícolas, fertilizantes e de calçados.