No inicio deste mês, durante uma viagem a Manaus, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado após ser diagnosticado com uma infecção na pele causada por uma bactéria.
Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) visitaram a capital para o lançamento da pré-candidatura de Alberto Neto, atual deputado federal do PL, a prefeito da região.
Os primeiros sintomas da erisipela apareceram durante a viagem. Assim, o ex-presidente procurou um hospital e ficou internado em Manaus entre os dias 3 e 5 de maio, saindo apenas para cumprir a agenda do partido. Bolsonaro possui um histórico anterior da doença.
Em 2021, os médicos diagnosticam ex-presidente com erisipela, levando-o a cancelar compromissos oficiais para tratar a infecção.
Em São Paulo, médico-cirurgião Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo e o cardiologista Leandro Echenique monitoraram o ex-chefe de estado, Jair Bolsonaro. Macedo, acompanha o ex-presidente desde que ele foi esfaqueado em 2018. Em que voz está essa frase?
O ex-presidente recebeu alta nesta sexta-feira (17) do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. Ele continuará o tratamento em Brasília.
O que causa a infecção na perna do ex-presidente?
A erisipela é uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Streptococcus. Geralmente, atinge membros inferiores do corpo, principalmente as pernas, mas também pode ocorrer em outras regiões, como rosto e braços.
Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, qualquer ferimento pode causar a doença, mas três grupos estão sujeitos ao mal: pessoas que estão acima do peso, diabéticos e idosos.
Quais são os sintomas?
- Vermelhidão na pele;
- Calor na região;
- Inchaço;
- Dor no local;
- Bolhas; e
- Mal-estar geral.