O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, se reuniu com prefeitos do Rio Grande do Sul na tarde desta segunda-feira (20). A pauta era a discussão sobre a aplicação do auxílio de R$ 5.100 às famílias desabrigadas no estado.
Estimativas iniciais indicam que cerca de 200 mil pessoas terão direito ao auxílio. Neste cenário, o benefício custará R$1,2 bilhão aos cofres públicos.
Contudo, a estimativa real de beneficiados e impacto financeiro só será concluída após avaliação dos órgãos de defesa civil das cidades. As prefeituras vão analisar as áreas onde as famílias foram impactadas e entregará um relatório ao governo.
Marcha dos prefeitos
O encontro com os prefeitos do Rio Grande do Sul se dá no dia que inicia a 25ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, popularmente conhecida como Marcha dos Prefeitos.
Programada para durar quatro dias, o evento contará com o presidente Lula (PT) na abertura, programada para às 9h desta terça-feira (21).
Milhares de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e técnicos das diversas áreas são esperados em Brasília. A expectativa é de que o debate principal seja a desoneração da folha de pagamento dos municípios, que tem sido ponto de embate entre legislativo e executivo.
Recentemente o governo solicitou – e foi atendido – ao Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendesse liminar impetrada pelo próprio governo contra a desoneração da folha de pagamentos. O movimento é sinal de que um entendimento entre os poderes está sendo construído em torno do tema.