O presidente Lula anunciou que é necessário abaixar o preço dos carros no Brasil. Lula se reuniu com representantes de indústrias no Palácio do Planalto na segunda (20).
Segundo o presidente, o preço dos carros deve ser abaixado para ficar mais acessível aos trabalhadores.
“Qual é o brasileiro que pode comprar um carro a R$ 150 mil? Isso é carro de classe média, sabe, de executivo do setor do aço, que pode comprar um carro a R$ 150 mil. Mas o povo trabalhador, bancário, secretário, eles não compram, não conseguem. Nós temos que baratear um pouco o preço dos carros”, disse Lula.
Lula faz críticas
Na reunião, Lula criticou a produção de carro para americanos e a disputa pela produção de carros elétricos. Segundo o presidente, os Estados Unidos não importam carros brasileiros. “Quem importa nossos carros são os países africanos e sul-americanos”, comentou.
Segundo os dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), em 2024 houve crescimento da compra de carros elétricos em 167% em comparação com o ano passado.
Em janeiro deste ano, o governo Lula voltou a cobrar impostos de importação para carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in.
Ao final, Lula destacou que o problema do Brasil é que a indústria parou de crescer. Isso não teria como causa única a importação de aço da China, que o governo decidiu taxar em cotas depois de pressão das siderúrgicas brasileiras.