Em entrevista ao Estadão, a economista Selene Peres Peres Nunes afirmou que Lula pode cometer o mesmo erro que a presidenta Dilma Rousseff (PT), que sofreu impeachment em 2016.
Selene aponta que Lula tem atuado de forma parecida com o governo de Dilma. A economista é uma das autoras da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e secretária de Economia de Goiás.
Segundo ela, o governo Lula pode sofrer perdas na economia e nas eleições de 2026 se continuar fazendo “puxadinhos”. Ela afirma que a gestão fiscal do governo Lula e Dilma são bem parecidas.
“O governo continua achando que gasto é vida e tem dificuldade de perceber que a economia com desequilíbrio fiscal gera inflação”, disse ao Estadão.
Relembre o impeachment de Dilma Rousseff
Em 2016, a presidente Dilma Rousseff sofreu impeachment após acusação do crime de responsabilidade pela prática das chamadas “pedaladas fiscais” e pela edição de decretos de abertura de crédito sem a autorização do Congresso.
A então presidente Dilma compareceu ao Congresso para se defender e negou ter cometido os crimes de responsabilidade. Dilma classificou de golpe a aprovação do impeachment e acusou o então vice-presidente, Michel Temer, e o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, de conspiração.
Ao todo, foram 61 votoa favoráveis ao impeachment e 20 contrários.