Nesta terça-feira (21), durante o segundo dia Marcha dos Prefeitos, o presidente Lula foi recebido com vaias e aplausos no evento.
Lula participou da solenidade de abertura da 25ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece até quinta-feira (23).
Após as vaias e aplausos, o presidente da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), Paulo Ziulkoski, pediu respeito.
“Não estamos aqui para disputa de direita, de centro e de esquerda. Peço encarecidamente ao plenário que aqui não haja vaia”, disse Ziulkoski. Ele destacou ainda que o evento reúne prefeitos de todos os espectros políticos, e que o objetivo da marcha é promover a relação entre os entes federativos.
Milhares de prefeitos, vereadores, vice-prefeitos, secretários municipais estiveram presente no evento. Os representantes dos municípios citaram a tragédia no Rio Grande do Sul na abertura da Marcha.
Para os prefeitos, as enchentes no Sul são um exemplo claro de que o governo precisa agir para enfrentar o impacto das mudanças climáticas.
Lula na Marcha dos Prefeitos
Na última edição, o presidente Lula não compareceu, mas neste ano anunciou medidas, entre elas, as novas regras para facilitar despesas e aliviar contas públicas dos municípios.
“O governo apresentará novo prazo para financiamento de dívidas previdenciárias dos municípios com renegociação de juros e teto máximo de comprometimento da receita corrente líquida”, disse Lula.
Além disso, Lula anunciou aos prefeitos que o governo federal vai defender medidas que possam viabilizar a desoneração da folha de pagamento.