O Presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD) cobrou, nesta terça-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela reoneração dos municípios. Em vista do desastre no Rio Grande do Sul, Pacheco quer definir a situação da folha de pagamentos.
Reoneração e o problema de ‘todos’
Segundo o parlamentar, ao resolver a situação da desoneração da folha “o Rio Grande do Sul é socorrido e os demais municípios também” .
Ainda nesta segunda-feira, Pacheco e outros líderes estiveram presentes na 25ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Durante o evento, Pacheco discursou e enalteceu a atuação de Lula diante das enchentes no RS.
Além disso, reforçou a admiração pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nas negociações quanto à alíquota de 8% aos municípios em 2024.
“Que possamos resolver o problema da dívida previdenciária dos municípios com alongamento do parcelamento, redução de juros e com limitação da parcela no percentual da receita corrente líquida dos municípios”, disse Pacheco.
Pacheco também criticou Haddad
Além de elogios, Pacheco também reforçou sua discordância quanto ao argumento de Haddad de que os congressistas têm que ter “responsabilidade fiscal”. Ainda na sua fala, o senador destacou que não é irresponsabilidade dos mesmos ajudar de maneira básica os municípios.
“O trabalho de vocês em favor da desoneração não é uma expressão de irresponsabilidade fiscal ou uma benesse em proveito próprio, é um instrumento de se fazer o básico para aquele cidadão que mora no seu município”, concluiu o senador.