A morte do brasileiro Michel Nisembaum, de 59 anos, foi confirmada pelo Exército de Israel nesta sexta-feira (24).
O Exército israelense recuperou o corpo de Michel durante a madrugada, em uma operação conjunta do Exército e dos serviços secretos de Israel em Jabaliya, no norte da Faixa de Gaza.
Miechel desapareceu no início do mês de outubro de 2023, duas semanas após o início do conflito entre Israel e Hamas. Ele havia ido buscar sua neta de 4 anos, que estava com o pai, soldado do Exército de Israel.
Saiba quem é o brasileiro
Michel nasceu no Rio de Janeiro, mas se mudou para Israel aos 12 anos. Há mais de 40 anos em Israel, ele teve duas filhas e quatro netos. Contudo, uma de suas filhas está grávida e deve ter o parto em 2025.
Nisenbaum trabalhou como motorista, entregador, vendedor e prestador de serviços de informática. Ele também era voluntário na Rescue Union, onde foi motorista de ambulância.
O Itamaraty confirmou o desaparecimento do brasileiro em 2023. No mesmo ano, o presidente Lula se reuniu com familiares de Michel.
Hoje, o presidente Lula também se manifestou após a confirmação da morte de Michel.
“Soube, com imensa tristeza, da morte de Michel Nisembaum. Conheci sua irmã e filha, e sei do amor imenso que sua família tinha por ele. Minha solidariedade aos familiares e amigos de Michel”, disse Lula.
O presidente reiterou que o Brasil continuará empenhado em seus esforços para a libertação de todos os reféns, para alcançar o cessar-fogo e promover a paz entre os povos de Israel e da Palestina.