Ícone do site Portal Norte

STF quer usar negociações de acordos da Lava Jato para ajudar RS

Renegociação de acordos de leniência da Lava Jato devem conter ajuda ao RS

Renegociação de acordos de leniência da Lava Jato devem conter ajuda ao RS - Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), sugeriu incluir o apoio ao Rio Grande do Sul (RS) nas negociações dos acordos de leniência da operação lava jato.

A ideia é criar um fundo com os valores pagos pelas empresas investigadas na operação e usar o recurso para auxiliar na reconstrução do RS. Para que isso aconteça, é preciso que o Congresso aprove a proposta.  

Outra forma de pagamento sugerida pelo ministro foi a prestação de serviços aos dois milhões de habitantes afetados pelos desastres no estado.

Sete empresas acusadas de corrupção participaram da audiência. São elas:  

O que é um acordo de leniência?

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), o acordo de leniência é um mecanismo de combate à corrupção que impõe “compromisso e responsabilidade às pessoas jurídicas”.

Renegociação

No ano passado, três partidos (Psol, PCdoB e Solidariedade) enviaram uma solicitação ao STF para investigar o caso, apontando irregularidades no processo de celebração dos acordos.

As siglas afirmam que os acordos são ilícitos, pois foram celebrados antes do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que estabelece regras para o procedimento.

Mendonça é relator do caso e realizou a primeira audiência do processo em fevereiro deste ano. Onde representantes dos partidos e das construtoras negociaram e fecharam acordos da Advocacia Geral da União, Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União com o acompanhamento da Procuradoria Geral da República.

Durante a primeira audiência, em fevereiro deste ano, Mendonça deu 60 dias para que as empresas interessadas renegociem os termos.

Além disso, o relator suspendeu as sanções em caso de atraso nos pagamentos acordados dentro do prazo.

Sair da versão mobile