Mais de R$ 46 milhões em doações foram destinads ao Rio Grande do Sul por contribuintes que declararam do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2024 até este domingo (26).
Segundo a Receita Federal, o montante foi enviado para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA) e da Pessoa Idosa ( FDI). O estado ocupa a primeira posição no ranking de doações, seguido por São Paulo e Paraná.
“O resultado expressivo de destinações ao Rio Grande do Sul é a resposta do povo brasileiro para que o estado, devastado pelas enchentes, seja reconstruído. O recurso será utilizado em políticas públicas voltada principalmente aos públicos infanto-juvenil e idoso”, afirmou o juiz auxiliar da Presidência do CNJ, Edinaldo César Santos Junior.
Por lei, os contribuintes podem doar até 6% dos impostos sobre a renda para os Fundos.
Como destinar parte do imposto para doações?
No momento do preenchimento da declaração o interressado pode indicar a instituição que deseja ajudar. Caso tenha entregue o documento e deseje doar, o contribuinte pode realizar uma retificação e adicionar a o destino da doação.
“Como regra geral, os contribuintes devem apresentar a declaração e efetuar o pagamento das referidas doações até o dia 31 de maio de 2024, por meio de Darfs específicos gerados pelo programa IRPF 2024,” pontuou a Receita Federal.
Atualização sobre o Rio Grande do Sul
Segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil do estado, mais de 500 mil pessoas estão desalojados e 55mil dependem de abrigos.
Sobre as doações, o RS recebeu mais de 3, 375 milhões em itens como cestas básicas, higiene, limpeza e roupas.
Veja a atualização do estado:
- Pessoas em abrigos: 55.791
- Desalojados: 581.638
- Afetados: 2.345.400
- Feridos: 806
- Desaparecidos: 56
- Óbitos confirmados: 169
- Animais resgatados: 12.497