O governo federal começa, nesta segunda-feira (27), a realizar o pagamento de R$ 5.100 às famílias vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. No entanto, antes de receberem a quantia, os beneficiários devem confirmar os dados no site gov.br.

Desde a última quarta-feira (22), o sistema está aberto para receber as informações das prefeituras. Segundo o governo, as famílias que realizarem o cadastro devem manter o site atualizado. Até o momento, 44.561 famílias estão habilitadas para receberem o valor do auxílio.

Pagamento

O pagamento do Auxílio Reconstrução será feito via PIX em parcela única. Além disso, para que a quantia seja recebida pelas vítimas, os dados precisam ser confirmados e enviados pelas prefeituras que cadastram as famílias desabrigadas no site do governo federal.

Quanto antes isso acontecer, mais rápido o auxílio será recebido pelos beneficiários.

Cadastro

Sobre o cadastro, o mesmo ocorre da seguinte forma: após o envio dos dados pelas prefeitura, o responsável da família os confirma no site. Após isso, as informações são passadas para a Caixa Econômica Federal que realiza os pagamentos.

Além disso, beneficiários do Bolsa Família que estiverem na mesma situação, também podem receber o pagamento.