O governo do Distrito Federal (GDF) firmou, nesta terça-feira (28), um pacto com a meta do governo federal em alcançar 80% de alfabetização até 2030. Além disso, a meta faz parte do programa Criança Alfabetizada que já teve R$ 1 bilhão de investimentos em todas as Unidades da Federação.
O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, explicou que o governo fará um acompanhamento em todos os estados para auxiliar na meta aderida. Segundo Lula, o acordo firmado é algo histórico.
“Estamos propondo que, até 2030, cheguemos a 80% de crianças alfabetizadas na idade certa. Vamos acompanhar todos os municípios e estados, orientando e discutindo junto às melhorias e também divulgando as boas práticas”, disse Lula.
DF possui boa taxa de alfabetizados
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o DF possui 97,2% de sua população alfabetizada, ficando atrás apenas de Santa Catarina com 97,3%.
Ademais, a capital também possui a menor taxa de analfabetismo do Brasil, registrando 1,7%, que está bastante abaixo da média nacional de 5,6%. Em relação aos dados, os mesmos são da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) divulgada em março de 2024.
Alfaletrando
Ao participar do Programa do governo, o GDF possui uma iniciativa própria, o Alfaletrando lançado em abril deste ano. Instituída pelo Decreto Nº 45.495/2024, a iniciativa prevê a alfabetização e o letramento de crianças até os 7 anos de idade.
Dessa forma, o governo local colabora para a construção de práticas escolares que sejam bem-sucedidas.
Além disso, a medida têm dois objetivos principais, o primeiro é garantir que crianças matriculadas na rede pública estejam 100% alfabetizadas ao final do segundo ano do ensino fundamental.
Já o segundo, consiste em recompor o aprendizado, com foco na alfabetização, de crianças matriculadas nos 3°, 4° e 5° anos da rede pública em vista das sequelas da pandemia de Covid-19.
Leia mais: Gratificação: GDF encaminha PL que cria valorização à servidores ambientais
Meta de alfabetização ousada
A vice-governadora do DF, Celina Leão destacou o empenho do estado em compactuar com a meta nacional de alfabetização. A vice-governadora acrescenta que a meta do DF sempre foi mais ousada do que a do próprio governo federal.