A nova presidente da Petrobras, Magda Chambrinard afirmou em sua primeira entrevista coletiva nesta segunda-feira (27), que a empresa vai “dar muito lucro”.
“Se existe uma coisa que eu tenho certeza e garanto é que essa empresa vai dar muito lucro. Se tem lucros, tem dividendos. Nós queremos ter lucros”
A executiva assumiu a cadeira de Jean Paul Prates que estava no cargo desde janeiro de 2023. Em sua gestão, a executiva quer investir no aumento da capacidade de refino de petróleo, para ela, “enquanto agregador de valor,” interessa.
Durante a coletiva, a nova presidente destacou as vantagens do refinamento no Brasil.
“Vamos refinar para agregar valor. Historicamente, é isso que acontece. Tem gente que fala que não investe mais em refino. Cada caso é um caso”.
Futuro da Petrobras
Chambrinard também comentou sobre uma tentativa de retomar as plantas de refino privatizadas na Bahia e no Amazonas durante o mandato de Jair Bolsonaro.
A empresa negocia o retorno participativo na Refinaria Landulpho Alves (RLAM) conhecida atualmente como Mararipe, privatizada em 2021 e vendida ao fundo árabe Mabadala Capital.
“No caso da RLAM, a gente tem uma possibilidade de que seja utilizada para biocombustíveis. Biorefino é futuro e ninguém pode dizer que, em uma época de transição, que a gente não deve considerar o biorrefino.”afirmou a presidente