O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar novas medidas de auxilio ao estado do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (29).
Nove ministros de Lula devem participar da coletiva às 11h30 em Porto Alegre.
O desastre climático atingiu mais de 90% do estado. Segundo a Defesa Civil, o número de habitantes afetados pelas enchentes ultrapassa dois milhões.
O governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), reforçou na última segunda-feira (27) demandas do RS ao vice-presidente, Geraldo Alckmin. Benefício emergencial e medidas de crédito foram apontadas por Leite na conversa.
“Com absoluta prioridade e urgência, precisamos da criação de um programa como o Benefício Emergencial para dar as condições de manutenção dos empregos. Também precisamos avançar nas medidas de crédito a empreendedores, com a participação dos bancos públicos
e cooperativas de crédito, dando capilaridade a essas iniciativas no nosso território.
Estamos demandando, também, a recomposição das perda de arrecadação, que calculamos poderem chegar a R$ 11 bilhões até o fim do ano. A suspensão da dívida não terá o efeito desejado para a reconstrução se, de outro lado, tivermos profundo desequilíbrio pela perda de receitas.”
Além do governador, devem participar coletiva os ministros:
- Rui Costa, Ministro-chefe da Casa Civil;
- Paulo Pimenta, Ministro da Reconstrução;
- Waldez Góes, Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional;
- Jader Filho, Ministro das Cidades;
- Nísia Trindade,Ministra da Saúde;
- Paulo Teixeira, Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar;
- Silvio Costa, Ministro de Portos e Aeroportos;
- Anielle Franco, Ministra da lgualdade Racial do Brasil.
Situação do estado
Nesta quarta-feira (29), a quantidade de pessoas alojadas em abrigos diminuiu. Atualmente, 47.651 dependem dos locais, na última quarta (22) mais de 66 mil pessoas estavam abrigadas.
Os novos dados revelam uma dedução no número de resgates, uma vez que o governo decidiu divulgar apenas salvamentos realizados pelas forças de segurança do RS, totalizando 77.729 pessoas.