Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Distrito Federal registrou um saldo positivo de 41.034 vagas de emprego nos últimos 12 meses. Sobre o saldo, o mesmo representa o maior registrado entre as unidades da Federação do Centro-Oeste.
Segundo o levantamento, que é feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego, somente nos quatro primeiros meses de 2024 o DF registrou 21.589 novos empregos formais. O secretário de Economia do DF, Ney Ferraz reforça que os dados do Caged refletem o comprometimento do governador Ibaneis Rocha na geração de empregos.
Programas de qualificação profissional
Com foco na capacitação profissional, o Governo do Distrito Federal implementou dois Programas o Renova DF e Qualifica DF. Lançado em 2021, o Renova DF visa qualificar profissionais através de oficinas de carpintaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, entre outros.
Além disso, a iniciativa oferece um auxílio no valor de um salário mínimo para os participantes, incluindo Vale-Transporte e seguro contra acidentes pessoais. Já o Qualifica DF, promove cursos profissionais de Agronegócio, comércio, serviços, saúde e informática.
Oportunidades de emprego
Após a formação nos Programas, o cidadão que estiver interessado em uma oportunidade de trabalhar é é encaminhado para uma agência do trabalhador. Ao todo, são 14 postos no DF que auxiliam os candidatos a conseguirem empregos.
De acordo com o secretário do Trabalho do DF, Thales Mendes, atualmente a capital é o segundo estado brasileiro com o menor índice de informalidade. Além disso, Thales destaca que o dado reflete a boa qualidade dos empregos formais no DF e que possui uma rentabilização maior em relação a outros estados.
“Essa notícia do Caged demonstra que nós estamos no caminho certo, qualificando as pessoas, gerando oportunidade e criando condições junto àqueles que estão desempregados em busca de uma nova colocação”, afirmou o secretário.