Ícone do site Portal Norte

GDF planeja inaugurar 1ª usina Fotovoltaica pública no Dia do Meio Ambiente

GDF planeja inaugurar 1ª usina Fotovoltaica pública no Dia do Meio Ambiente.

GDF planeja inaugurar 1ª usina Fotovoltaica pública no Dia do Meio Ambiente. Foto: Divulgação/TJDF/ Flickr.

O Governo do Distrito Federal (GDF) planeja inaugurar, na próxima quarta-feira (5), a 1ª usina Fotovoltaica pública do DF. Com foco na sustentabilidade, o projeto vai fornecer energia elétrica para 80 prédios do setor público.

Com investimento de R$ 4,3 milhões, a usina conta com 1.310 placas voltaicas e é uma das principais obras do projeto CITinova. Sobre este projeto, o mesmo é uma parceria entre o GDF e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Importância da usina para o GDF

O empreendimento em questão, é considerado um marco para a região de Águas Claras. Além disso, a iniciativa é um avanço considerável na promoção de energias renováveis e na redução de custos para os cofres públicos.

Ao todo, a usina Fotovoltaica vai gerar 962,77 MW/h por ano, o que resultará em uma economia de aproximadamente R$ 1 milhão. Entre os prédios, que serão beneficiados estão:

Segundo o GDF, a inauguração da usina Fotovoltaica não representa apenas um avanço tecnológico e sustentável para a capital, mas também marca um compromisso contínuo com a preservação ambiental.

Além disso, “A inauguração da usina solar pública é relevante por vários fatores: além da economia gerada, contribuição ambiental e um arranjo interinstitucional para sua consecução, demonstra a preocupação do GDF em ser exemplo nas iniciativas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas no Cerrado”, disse o subsecretário dos Assuntos Estratégicos da Sema, Genilson Duarte.

Leia mais: DF: crise na saúde pode ser investigada em CPI da Câmara Legislativa

Sair da versão mobile